Água, essencial para a vida no planeta!

Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico gerenciados de maneira segura. Ambos os serviços são considerados um direito humano. Muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que proveem água estão desaparecendo. As mudanças climáticas também estão prejudicando o ciclo hídrico causando secas e enchentes.
Nos últimos 50 anos, o derretimento das geleiras, o aumento do nível médio das águas do mar, a falta ou excesso de chuvas e uma série de incidentes vêm impactando as pessoas e seus meios de subsistência.
O Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta e 53% de todos os recursos hídricos da América do Sul. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da Organização das Nações Unidas - ONU alerta para garantir o acesso universal e equitativo a água potável, saneamento e higiene para todos até 2030. Mas o tempo está passando e ainda estamos longe de alcançá-lo.
Por isso, neste Dia Mundial da Água, cabe a cada cidadão fazer a sua parte para contribuir para a saúde das águas que sempre desembocam no oceano, para que todos tenhamos vida no futuro.
Fonte: Unicef/ONU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog