Petrobras apoiará Projeto do IMMC em Ubatuba (SP)



Em uma parceria inédita com a Petrobras - Programa Petrobras Socioambiental - o projeto de sede itinerante em Ubatuba, litoral de São Paulo, vai levar às escolas públicas e comunidades tradicionais indígena, quilombola e caiçara da região a tecnologia social pioneira de pesquisa do ambiente costeiro monitorada por crianças.




O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) inicia 2023 com um projeto de dois anos apoiado pela Petrobras. O trabalho de educação socioambiental para crianças será realizado em 2023 e 2024 pela Equipe do IMMC em Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo (SP), primeira cidade a replicar a metodologia de Instituto. Lá, a cultura oceânica foi transmitida para mais de 200 estudantes do 4º e 5º ano de escolas públicas dos bairros de Itamambuca, Puruba, Ubatumirim e Picinguaba, que agora são Monitores Mirins Costeiros e Guardiões Mirins do Oceano.



Com a importante parceria da Petrobras, além de atender mais turmas e escolas, o projeto terá uma van que será transformada na ‘sede itinerante’ do Projeto MMC Ubatuba e contará com um Mini Museu do Oceano e Biblioteca com livros didáticos e temáticos desta área. Assim, o Núcleo Ubatuba levará a metodologia, não somente para as escolas, mas também para as comunidades tradicionais indígena, quilombola e caiçara da região. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Petrobras que está possibilitando a expansão de nossa rede, ampliando assim o impacto educativo de nossas ações. É um incentivo e tanto para impulsionar nossa missão de formar uma ‘Rede de Guardiões Mirins do Oceano’ ao longo do litoral brasileiro”, enfatizou a recém empossada Presidente do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), a jornalista Cris Guimarães.


Em Ubatuba (SP), a equipe de profissionais é formada por oceanógrafos, biólogos, pedagogo e jornalista. Eles também atuarão em eventos ambientais e socioculturais, desenvolvendo oficinas educativas nas praias durante a temporada de verão. Além disso, atenderão ao público geral em um ponto fixo na área central do município. Essas ações pontuais chegarão a milhares de frequentadores das praias da região e do centro turístico nestes dois anos de projeto.

A praia vira um espaço de aprendizagem
O objetivo principal do projeto é proporcionar experiências práticas de aprendizagem que sensibilizem e promovam a conscientização das crianças e sua relação com ambiente costeiro em que vivem. Para isso, a rotina dos pesquisadores mirins será compota por atividades de campo nas praias do litoral de Ubatuba, coordenadas pelos educadores do MMC Ubatuba e acompanhadas pelo professor da turma participante. Além da prática de pesquisa em campo, as oficinas terão atividades em sala de aula, onde os educadores trabalham dinâmicas e aplicam técnicas de pesquisa com materiais educativos sobre a cultura oceânica desenvolvidos pelo próprio Núcleo. No final, os estudantes fazem a análise dos dados coletados em campo nas praias para poder gerar os indicadores das pesquisas deste monitoramento.
O projeto terá como resultado cinco (05) praias monitoradas pelos estudantes e uma estimativa de formação de 440 Monitores Mirins Costeiros no município de Ubatuba. “Nossa intenção é promover a disseminação do conhecimento científico e cultural sobre o ambiente marinho-costeiro e os principais impactos que o ameaçam atualmente para centenas de crianças de escolas municipais e milhares de turistas ao longo dos 100 quilômetros de costa no município de Ubatuba”, explica a oceanógrafa Laura Piatto, coordenadora do projeto em Ubatuba.

Sobre o Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras contribui para a sustentabilidade do negócio, apoiando iniciativas socioambientais que gerem valor para a Petrobras e para a sociedade. Atuam em parceria com organizações da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer o diálogo com as comunidades onde atuamos, impulsionar a produção de conhecimento relevante para o negócio, promover transformações sociais e ambientais positivas na sociedade e fortalecer a reputação da empresa com a disseminação dos nossos valores.
O Programa está alinhado ao Plano Estratégico 2023-2027 e à Política de Responsabilidade Social, que preconiza o compromisso de fornecer energia, respeitando os direitos humanos e o meio ambiente, relacionando-se de forma responsável com as comunidades onde atuamos e superando os desafios de sustentabilidade, como a transição para uma economia de baixo carbono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog