Amanhã já é Carnaval!

Neste final de semana vamos vivenciar uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros e, não é a Copa do Mundo, não! É o Carnaval, a festa mais popular entre crianças e adultos. É hora de colocar a fantasia com muita cor e brilho e brincar! Mas a fantasia tem que ser reutilizada ou ‘upcycling’, que utiliza materiais que seriam colocados no lixo. Você sabia que o brilho do glitter vem dos laminados plásticos? E que isso afeta, e muito, a vida marinha? Pois é ... Além de conter plástico (polietileno tereftalato – PET) o glitter também tem alumínio na composição e nenhum destes químicos são biodegradáveis!
Imagine assim, depois de terminar seu baile ou bloco de rua, o glitter que você usou no rosto e corpo, além de cair pelas ruas e salões, é levado pela água direto para o ralo do chuveiro e da pia do banheiro, depois segue para os canos de esgoto. Suas partículas brilhantes são minúsculas e, por isso, não ficam retidas nas estações de tratamento e acabam indo para os rios e mares. Dessa forma, infelizmente, têm um destino mais do que certo: o oceano. No oceano são confundidos com alimentos por plânctons, peixes, mexilhões, aves marinhas, entre outras espécies.
Assim, os pequenos plásticos acabam se acumulando no estômago dos animais, fazendo com que morram ou fiquem debilitados. Isso não apenas prejudica gravemente a vida do animal, como também causa danos nas cadeias alimentares. Mas, calma! Felizmente, já existem opções sustentáveis, como o confete de folhas secas e o glitter biodegradável, que é feito à base de algas marinhas, minerais e pigmentos naturais. E o glitter comestível, feito com ingredientes de confeitaria. Por isso, ao pensar no ‘brilho do Carnaval’ mude seu conceito: repense e preserve o oceano! (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 - Vida na água – Busca conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável) Ah, e não esqueça de levar a sua garrafinha de água. Nada de descartáveis durante a folia! E divirta-se com consciência!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog