com as escolas municipais garopabenses via edital do
CMDCA/FIA
Após dois anos sem poder atuar nas escolas, devido à Pandemia do
Covid-19, o Programa Pioneiro de Educação Socioambiental do IMMC volta a
atender 7 turmas de 5 escolas municipais, com recursos oriundos do Fundo para a
Infância e Adolescência – FIA. O programa foi selecionado após detalhada
avaliação da comissão técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e
do Adolescente – CMDCA, e passou por aprovação da Câmara Municipal de
Vereadores de Garopaba.
Com o objetivo de dar continuidade ao programa socioeducativo que
transforma as crianças em monitoras, pesquisadoras e ‘Guardiãs Mirins do
Oceano’, que neste ano completa 10 anos de atuação em Garopaba, serão
beneficiados em torno de 107 alunos de 7 turmas do 5º ano de 5 escolas
municipais.
Durante o primeiro semestre letivo de 2022 as escolas envolvidas já tiveram sua primeira oficina educativa na sede do IMMC no mês de abril e realizaram sua primeira saída a campo para pesquisar a praia mais próxima à escola no mês de maio. Já no segundo semestre as escolas realizarão sua segunda saída a campo e o encontro para avaliação e análise dos resultados obtidos nas pesquisas de campo. Por último, será realizado uma conferência virtual entre todas as escolas para a troca e compartilhamento dos resultados, fechando assim as atividades educativas do programa nas escolas.
As escolas contempladas por este edital do CMDCA/FIA em 2022 foram: E.M.E.F. Prof.ª Constância Lopes Pereira - Bairro Gamboa – 1 turma de 5ª ano, E.M.E.F. Aduci Arbues do Nascimento - Bairro Siriú – 1 turma de 5ª ano, E.M.E.F. Pinguirito - Bairro Pinguirito, Centro – 2 turmas de 5ª ano, E.M.E.F. Prof.ª Jandira Luisa da Silva - Bairro Palhocinha – 2 turmas de 5ª ano e E.M.E.F. Agostinho Botelho - Bairro Capão - 1 turma de 5ª ano.
Acreditamos no potencial do público infantil, através da educação
crítica, com programas de ciência cidadã que promovam a conscientização e o
envolvimento das crianças na preservação do litoral do município em que vivem.
Os alunos são os agentes de mudança dos principais problemas enfrentados
atualmente pela humanidade, dentre eles o consumo excessivo e o descarte
inadequado de resíduos sólidos no ambiente natural, bem como relacionados ao
desenvolvimento sustentável e à preservação das identidades tradicionais
locais.
O IMMC, por meio deste programa, quer contribuir para o alcance dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS, mais especificamente do ODS 14
- Vida na Água e do ODS 4 - Educação de Qualidade, uma vez que envolve a
comunidade escolar com a preservação do seu patrimônio socioambiental costeiro,
por meio de um programa educativo inovador e premiado a nível nacional e
internacional. O trabalho vai ao encontro das demandas de ações levantadas pelo
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que visam sensibilizar
a sociedade, reduzir a emissão de resíduos sólidos no meio ambiente e mitigar
os impactos destes sobre os ecossistemas.
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