Resultados gerais do DMLRP 2021


Mais de 7.277 resíduos entre garrafas pet, pedaços de plástico, bitucas de cigarro, garrafas de vidro, embalagens de plástico e papel, pedaços de madeira, ferro, latas de alumínio, e outros foram coletados e catalogados em uma 1h e 30 minutos de ação pelos voluntários do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – DMLRP de Garopaba. Nesta primeira década de atividade foram coletados 111.917 resíduos que seguiram para reciclagem e empresa de coleta da cidade.


No sábado (18) os grupos de voluntários, instituições parceiras e apoiadores do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias DMLRP estavam só esperando chegar às 10h para iniciar o mutirão de limpeza de número 10 de Garopaba. No ano em que a Organização das Nações Unidas – ONU lançou a Década do Oceano, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC e uma rede de parceiros realizou a décima ação nas seguintes praias: Central de Garopaba, Praia Vigia, Praia da Silveira, Praia da Ferrugem, Praia do Siriu e na Praia da Barra.

O IMMC montou seu estande no calçadão na Praia Central e reuniu as equipes que saíram tendo os cuidados com distanciamento seguro e uso de máscaras e luvas para a coleta dos resíduos na areia garopabense. Na volta, o educador e geólogo Kico Riggo fez uma roda de conversa com a garotada para mostrar os tipos de resíduos que foram coletados e o perigo que representam para a vida marinha. “Estão vendo estas cordas e fios de nylon aqui? Se vocês não tivessem feito esta coleta hoje, certamente estes resíduos poderiam parar no estômago de uma tartaruga, ave ou peixe”, explicou. Para a presidente do IMMC, a oceanógrafa Caroline Schio, “ações como esta da limpeza do Dia Mundial são muito importantes para mostrar às crianças que cada uma delas pode ser guardiã do oceano. E esta foi apenas uma ação anual de 1 hora e meia. Por isso, precisamos todos fazer algo hoje para salvar a vida do oceano e a nossa vida” disse Carol.









Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP)

Desde 2011, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro mobiliza moradores e turistas em praias e lagoas de Garopaba, com o apoio de uma rede de entidades e coletivos locais que organizam a ação em suas comunidades.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), ou International Coastal Cleanup como é conhecido internacionalmente, é uma ação global promovida desde 1986 pela ONG norte-americana “The Ocean Conservancy” para mobilização de voluntários em várias partes do mundo para despoluir ambientes costeiros, coletar e registrar os resíduos encontrados nestes locais.

Todos os dados levantados são utilizados para subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. Também é uma atividade associada à campanha Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU) e à campanha do Cleanup Day. Considerada a maior ação global para despoluição dos ambientes naturais do planeta. Milhares de pessoas em várias partes do mundo vão às praias, rios, lagoas, praças, parques e trilhas coletar os resíduos. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog