Celebração às baleias Franca teve 500 visualizações ao vivo


A 6ª edição da Celebração de boas-vindas às baleias Franca aconteceu neste domingo (22) de forma virtual, como foi no ano passado devido a pandemia da Covid-19. O evento on-line ultrapassou a expectativa dos realizadores em termos de alcance de público que acompanhou ao vivo a programação cultural, ambiental e musical garopabense. Foram quase 500 visualizações desde o momento da abertura até o encerramento da live.

O evento acontece desde 2016 e é organizado por entidades socioambientais, culturais e comunitárias, com apoio da prefeitura de Garopaba, contou este ano com uma super estrutura do Birô do Som, do músico e produtor Sol Maldonado, que colocou todos os equipamentos necessários para transmitir o evento em tempo integral, das 15h às 18h30min, pelo Canal do Birô Cultural no YouTube. 

As atrações artísticas e socioculturais contaram com os parceiros: Atitude Cia de Dança de Garopaba, Baleia Iluminada, Casinha Cultural Menina do Vento Suli, Eveline Klein (atriz), Grupo Reiki Somos Um, Maracatu Baque Encantado, Teatro com Palhaço Chulé e Marchalenta, Terra Boa Casa de Capoeira e Turismo Eco Cultural com as Baleias.

Na parte musical, mesclaram uma variedade de estilos, como Erick Sunny, Faith No Men, Fernando Noronha, Francis Frankenstein, Ícaro Chaves, Karen Rosa, Léo Medeiros, Maurício e Bianca, Paulo Ricardo Botafogo, Rock Brothers Garopaba, Sinergia Natural, Sol Eletorgânico, Sol Maldonado e Txaka.

Além disso, o evento mostrou atividades de educação ambiental desenvolvidas por vários atores engajados na causa, como a Bióloga Simone Poletto e o biólogo marinho Guto das baleias, a ONG Eco Garopaba, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Let’s Go Surfingirls, Projeto Ser Humano Surf, Professora Juliana Walotek e Projeto Cetáceos.

A realização da festa virtual foi possível pela parceria que envolveu a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), a Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, as Gurias da Comunicação a Rede TOBTerra (Turismo de Observação de Baleias por Terra), o Birô Cultural e Birô do Som e teve o apoio da Secretaria do Turismo da Garopaba, e do Programa de Rádio Visão Social. Quem não acompanhou ao vivo é só clicar no link abaixo e curtir o evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=wocc3sbfjQ0

Histórico do evento

No primeiro ano (2016) a celebração foi realizada na beira mar, em frente ao Camping de Garopaba. Nos três anos seguintes (2017, 2018 e 2019) aconteceu na Praça 21 de Abril, no centro histórico de Garopaba, local que no passado foi estação baleeira onde se processava a gordura das baleias caçadas em nossas enseadas. Dois séculos após, este mesmo espaço tem sido o local de um movimento lindo de resgate da história, da cultura e de reconhecimento da importância que estas provedoras ‘mamães baleias’ têm para o desenvolvimento turístico e histórico-cultural de toda a região.

A festa coletiva tem por objetivo ressaltar a importância da baleia Franca para o planeta, informar, conscientizar e reforçar a necessidade de proteger o berçário, que na última década tem estado cada vez menos acolhedor para esta espécie ameaçada de extinção, além de integrar a temporada deste cetáceo à rotina das comunidades tradicionais, moradores, turistas e visitantes.

Por meio de ações do Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC), da observação de baleias por terra, de forma sustentável e de práticas de educação ambiental e incentivo à cultura e as comunidades locais, visa também integrar a temporada da baleia Franca na cidade.

 

Parte do Chat do evento

Foram mais de 300 mensagens ao vivo parabenizando o evento

Equipe de organização


Apresentadoras

 

No início do evento a MC foi a Jornalista Cris Guimarães

   

   No meio e final do evento a MC foi a Turismóloga Juliane Da Soller


A celebração está gravada no YouTube Birô Cultural no link:

https://www.youtube.com/watch?v=wocc3sbfjQ0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog