A economia do plástico



Embora ofereça muitos benefícios, a atual economia dos plásticos também apresenta importantes desvantagens que vêm se tornando mais evidentes. Hoje, 95% do valor do material plástico das embalagens, o que corresponde a US$ 80–120 bilhões anuais, se perde depois de um breve primeiro ciclo de uso.

Mais de 40 anos após o lançamento do primeiro símbolo universal de reciclagem, somente 14% das embalagens plásticas são coletadas para reciclagem. Levando-se em consideração outros fatores, como mais perdas de valor na classificação e no reprocessamento, apenas 5% do valor do material é retido para uso subsequente.

Os plásticos efetivamente reciclados o são para aplicações de valor mais baixo e não se tornam recicláveis novamente após o uso. A taxa de reciclagem dos plásticos em geral chega a ser mais baixa que a das embalagens plásticas, sendo que ambas estão bem abaixo das taxas globais de reciclagem de papel (58%), ferro e aço (70–90%). (Extraído do Relatório A NOVA ECONOMIA DO PLÁSTICO - REPENSANDO O FUTURO DO PLÁSTICO da Ellen MacArthur Foundation)

Utiliza menos plástico e, quando utilizar, tenha certeza que descartou na forma correta para a reciclagem. Respondendo aquela pergunta que não quer calar: “O que a minha vida na cidade ou campo tem a ver com o plástico no Oceano? Tem TUDO A VER!

#TemTudoAVer #EducarParaPreservar #MetodologiaPioneiraIMMC #HubSOAGaropaba #GaurdioesMirinsDoOceano #MonitoresMirinsCosteiros #NoPlasticOnOcean #MenosPlastico #OceanDecade #OceanoSustentavel

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog