Núcleo do MMC de Ubatuba realizou ação no litoral paulista

O Núcleo do Monitoramento Mirim Costeiro de Ubatuba, São Paulo, iniciou na quarta-feira (13/01), atividades e ações de educação ambiental pela manhã na praia de Itamambuca (SP). No estande alguns exemplares de conchas e areias que mostraram às crianças e adultos dentro da metodologia do Monitoramento Mirim Costeiro para promover a cultura oceânica com os frequentadores da praia.




A Campanha Preserve Itamambuca é uma realização do Plano de Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Itamambuca (PGA), que está na sua 2ª temporada de verão, com ações de monitoramento e educação ambiental na Bacia. A equipe desta ação é composta pelas biólogas Adriana Nascimento de Lima, Marissol dos Santos Silva, Mariane Mallis e a coordenação é da oceanógrafa Laura Piatto. Vale lembrar que estas atividades estão seguindo os protocolos de segurança e higiene da pandemia da Covid-19.
Este projeto conta com o patrocínio do Fantástico Alimentos e da parceria da Associação Amigos de Itamambuca (SAI), Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca (CERE), Instituto Bacuri e movimento Onda Viva Itamambuca. Com isso, foi possível trazer o programa de Monitoramento Mirim Costeiro do Núcleo de Ubatuba para a praia em formato itinerante com informações e conscientização ambiental para todos. O Monitoramento Mirim Costeiro é uma tecnologia social pioneira que tem como principal objetivo formar uma Rede Mirim de Guardiões do Oceano.
Sobre o Núcleo MMC Ubatuba
Em março de 2019 o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro firmou uma parceria com o Cere Itamabuca para a realização do projeto Liga Norte para a implementação da Tecnologia Social de Monitoramento Mirim Costeiro.
Realizado com recursos provenientes do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Ubatuba, essa parceria trouxe para mais de 80 crianças, de quatro escolas municipais, aprendizagens que as conectam com o ambiente marinho-costeiro onde vivem, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis, críticos e proativos.
A parceria também contou com a realização do curso de capacitação da Tecnologia Social Monitoramento Mirim Costeiro para 12 profissionais técnicos (oceanógrafos, biólogos e ou geólogos) residentes em Ubatuba, responsáveis pela realização das atividades previstas durante o período de vigência do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog