‘Nós e o oceano: experiências e desafios 
da cultura oceânica na educação’

O webinar: ‘Nós e o oceano: experiências e desafios da cultura oceânica na educação’, promovido pelo Instituto Federal Santa Catarina de Itajaí - IFSC Itajaí, por meio do Curso de Especialização em Ciências Marinhas aplicadas ao ensino, foi realizado na tarde desta sexta-feira, 26/06/2020. As convidadas que debateram este importante tema, mediadas pela Profa. Melina Galvão do IFSC, foram a nossa presidente Carol Schio, Barbara Lage da Maré da Ciência. 
 A mediadora, Professora Melina, iniciou a reunião virtual contextualizando sobre a ‘Cultura Oceânica’, seu movimento e como as nossas ações diárias impactam o oceano e como a saúde dos oceanos nos afetam. Comentou sobre a importância da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, promulgada pela Organização das Nações Unidas - ONU para os anos 2021 a 2030 – lema: ‘A ciência que precisamos para o oceano que queremos’. Referiu que este movimento da cultura oceânica parte de uma premissa que existe uma ‘cegueira oceanográfica’. 
“Existe uma pesquisa feita em 2001 pelo Instituto Análise, no Brasil que questionava se as pessoas consideravam o mar muito importante. A resposta da maior parte foi que sim, que consideram. Um percentual de 73% acha muito importante. Mas que importância? A maior parte respondeu: como fonte de alimentação e espaço de lazer. Poucas pessoas têm a compreensão de 'como eu acesso os oceanos e eles me acessam' para além de ser fonte de alimento e lazer. Há poucas políticas públicas voltadas para o oceano e baixa inserção deste conhecimento nos espaços formais de ensino, dentro dos currículos das escolas. Porém, um avanço neste contexto foi o Objetivo 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU que trata da ‘Vida na água; conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável‘. O foco é montar uma força-tarefa que alie: políticas públicas, desenvolvimento da ciência oceânica junto com a sociedade”, falou a gestora do IFSC.










Após esta introdução, cada convidada explicou sobre seu trabalho. Barbara da Maré da Ciência falou sobre o projeto que tem o intuito de aproximar as crianças e os jovens ao meio científico, através de experimentos que englobam a ciência e problemas cotidianos. Já a nossa presidente contou como surgiu o programa de formar Monitores Mirins Costeiros e de sua transformação para uma tecnologia social pioneira de educação para a conscientização para preservação da zona costeira e valorização da cultura local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog