Presidente do IMMC faz parceria inédita em Portugal


A Escola Azul de Portugal fará pela primeira vez uma parceria com um país da América Latina. E é com o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC de Garopaba, Santa Catarina (BR), que será firmado o contrato para a certificação de escolas municipais que trabalhem com o programa pioneiro do Instituto de monitorar as praias.

Praia da Nazaré, Portugal

Desde o dia 25 de fevereiro, a presidente do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC de Garopaba (SC), Caroline Schio, está em Portugal. A gestora desembarcou em Lisboa levando na mala os kits educativos do IMMC, algumas ferramentas de pesquisa e várias ideias e projetos para alinhar com os coordenadores da Escola Azul, um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. Literacia do Oceano é a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Mais do que sensibilizar a sociedade, é incentivar todos os cidadãos e stakeholders para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos. O programa conta hoje com 177 Escolas Azuis e 84 parceiros entre universidades, fundações, empresas náuticas, oceanário, pavilhão da ciência viva, entre outros.

 Alunos do segundo ano do Centro Escolar da Nazaré

Na tarde da quinta-feira (27/02), na companhia da idealizadora do programa  Escola Azul, Raquel Costa, Carol foi levada ao Centro Escolar da Nazaré onde fez uma oficina com 20 crianças do segundo ano. “Foi incrível este primeiro contato com as crianças portuguesas com uma amostra de parte da nossa metodologia de pesquisa. Elas adoraram ver com as lupinhas de mão todos os exemplares do kit que tem conchas, areias e animais marinhos. Tive até  que  guardar o  material  quando  bateu o sinal  senão  iriam ficar  sem  almoço”, explicou a gestora do IMMC que diz que esta parceria internacional com a Escola Azul de Portugal vai abrir um novo horizonte ao Instituto e as escolas atendidas.




  Carol foi conhecer o Canhão e o Farol da Nazaré, Portugal

Na sexta-feira, 28/02, em Figueira da Foz, haverá um evento que reunirá alguns destes parceiros da região norte e as Escolas Azul para apresentar os trabalhos que estão sendo realizados no tema de proteção aos oceanos.

Sobre a Escola Azul
Programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. Distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha. Procura-se estimular as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros. O programa Escola Azul integra ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às escolas azuis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog