IMMC de Garopaba é parceiro do
IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

Trabalho de educação ambiental pioneiro para monitoramento de praias 
por crianças será feito em escolas de Florianópolis (SC) no entorno 
do Parque Estadual do Rio Vermelho

Caroline Schio, Presidente do IMMC, apresentando nossa Tecnologia Social aos potenciais parceiros para implantação do monitoramento mirim costeiro em escolas do entorno do Parque Estadual  


O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), de Garopaba (SC), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e outros apoiadores, vai implementar sua Tecnologia Social como um projeto pioneiro de monitoramento de praias feito por crianças de escolas municipais. O projeto será implantado no entorno das unidades de conservação estaduais costeiras, tendo como piloto as praias  na região do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis (SC).

A equipe do IMMC fará uma capacitação presencial com  professores de disciplinas relacionadas ao meio ambiente e dos membros da equipe gestora do projeto que irão acompanhar as atividades práticas nas praias. Serão três dias de curso (8 horas/dia) com ações divididas em momentos de teoria e prática a serem realizados em 2020. Desta forma as escolas terão condições de agregar às atividades escolares a metodologia de pesquisa do IMMC que tem o objetivo de transformar as crianças em ‘Guardiãs dos Oceanos’.



Além do IMA, farão parte deste projeto piloto, em princípio, a Associação de Educação Ambiental, Conscientização e Orientação no Parque Estadual do Rio Vermelho - ECO PAERVE, a Escola do Mar da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis - EMAR, a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, a Associação R3 Animal, a Polícia Militar Ambiental - PMA, a Associação de Surfe do Moçambique – ASM, o Projeto Tamar, o Projeto Remar, Limpar e Ensinar - PRLE e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina - CRMV/SC. 



 Para Bianca Parizotto, coordenadora da equipe de educação ambiental do IMA, “o projeto piloto será uma importante ação para ampliar as atividades de educação ambiental do IMA focando em conhecimentos técnicos científicos no ambiente praial do entorno da unidade de conservação.” Adriana Nunes, coordenadora do Parque Estadual do Rio Vermelho do IMA diz que “será um importante projeto que agregará valor para a unidade de conservação, que possui em seu entorno a maior praia de Florianópolis, para a comunidade e também para as pessoas envolvidas no projeto”.

Carol do IMMC diz: “esta aliança dinamizará o trabalho que vem sendo feito há oito anos na cidade de Garopaba e que já formou 2.240 Monitores Mirins Costeiros e    poder contar com estes novos parceiros vai ser incrível e irá multiplicar nossa ação educativa com a expertise de cada instituição ”. A replicação da Tecnologia Social do IMMC é realizada em Ubatuba (SP) e começará em Imbituba agora em março. “Precisamos de mais cidades para poder atingir o nosso sonho que é chegar a toda a costa brasileira”, diz a gestora.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog