História Contada IMMC - 5ª edição


O casal Sr Bonifácio e Dna Elvira

A História Contada de hoje foi com a dupla de garopabenses Dona Elvira e seu Bonifácio. Casados há 60 anos vieram falar um pouco de como era a vida antes, do artesanato de taboa e junco, dos filhos e da cidade. Dona Elvira conheceu o sr. Bonifácio nas Dunas do Siriu. Quando casou, tinha 20 anos. Logo veio o primeiro filho, hoje com 60 anos de idade. Ano após ano vieram os outros 14 filhos: 10 mulheres e cinco homens. O mais novo faleceu com 34 anos para a tristeza da mãe, que nunca se conformou. "Mãe é mãe, pode ter vários filhos, mas cada um é um", disse com olhar lânguido.

O sr. Bonifácio falou que trabalhou muito na vida, mas que agora se dedica ao artesanato com fibras naturais. "Eu sempre trabalhei. Desde cedo comecei na roça, fui pescador e pedreiro. Fumar? Só palheiro e parei há muito tempo. Beber? Também faz 40 anos que nunca mais bebi cachaça. Vou fazer 80 anos daqui a cinco meses e não tenho nada de doença. A médica do posto queria tirar muita coisa: açúcar, carne vermelha, mas eu disse a ela: a farinha não me tira", disse ele sorridente.

Questionado sobre como era antigamente a questão da alimentação e dos remédios Dona Elvira falou das ervas, chás, de muito peixe com farinha que alimentou seus filhos com mandioca, banana e comida simples. Criou seus 15 filhos com simplicidade. Todos estudaram. Eles não sabem ler nem escrever, mas todos os filhos sabem. "Eu tenho pena que não sei ler", comentou Dona Elvira. 

Seu Bonifácio contou que peixe era o que mais tinha. Mas como não tinha geladeira salgavam os peixes para poder comer mais adiante. O artesanato aprendeu a fazer cedo. As esteiras de praia e de mesa de taboa e junco, colhido por ele, são hoje sua atividade, pois já está aposentado e não sobrevive disso. Dona Elvira faz chapéus de palha de butiá, mas como está com problemas de visão, atualmente, não tem feito.


Explicando como ele retira o junco da terra












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog