Este sábado foi dia de história de pescador

A História Contada de hoje (25/01) foi com o sr. Osnildo Pescador. Ele veio por intermédio de nosso parceiro e amigo Fernando Bitencourt, que o convidou para falar de como era feita a pesca artesanal antigamente.






O Sr. Osnildo falou da fartura de peixes de algumas décadas, da forma de como faziam as iscas para pescar, quando usavam o camarão para fisgar os peixes, e da limpeza do mar e lagoas de antes. Até lendas de arrepiar ele contou, como do 'boi tatá' e do 'homem cascudo'.



Ah, teve ainda o susto de ver uma baleia a poucos metros da lancha que se enlaçou na rede e quase que leva a lancha de arrasto! Mas aí o Sr. Osnildo deu força no motor de arranque e ela se assustou com o barulho e mergulhou para longe. Ufa!
E sobre a caças às baleias? Pois é... participou de algumas. Uma das vezes contou que uma baleia, ao ser atingida de forma 'não certeira' ficou furiosa e relutou muito, quebrando três lanchas, jogando inclusive uma delas nas pedras na Praia do Siriu, onde acabou morrendo encalhada... Mas naquela época era assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog