Festa celebrou chegada das baleias franca

e arrecadou alimentos para índios guaranis



Mesmo com chuva e vento a quarta edição da celebração de boas-vindas às baleias franca reuniu turistas e a comunidade garopabense no domingo (14), na Praça 21 de Abril do centro histórico de Garopaba. A programação contou com shows musicais, dança, artesanato local, comidas típicas entre outras atividades culturais e ambientais. Os organizadores do evento ainda arrecadaram alimentos não-perecíveis e agasalhos para a Aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí (SC).



Muita música, dança, alegria e comidinhas no evento deste domingo (14) na Praça 21 de Abril, centro histórico de Garopaba (SC). A festa, que tem sido realizada desde 2016 por entidades socioambientais e comunitárias de forma voluntária tem o objetivo de celebrar a vinda dos cetáceos ao litoral garopabense. Também pretende aproximar a comunidade e os turistas dessa espécie ameaçada de extinção e reforçar que o berçário necessita de proteção para as baleias que migram entre junho e novembro para ter seus filhotes, alimentá-los e depois fazer a viagem de retorno para a Antártida onde vivem.





A programação começou com uma caminhada com condução ambiental para observação de baleias por terra, com a condutora Gabriela Lopes da Rede TOB Terra, com saída da Praça 21 de Abril até a ponta do Casqueiro. Enquanto isso, a ONG Ecosurf, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Filhas do Mar, Let’s Go Surfing Girls e o Projeto Cetáceos estavam atendendo as crianças, cada um na sua expertise. Uns  fazendo pinturas e desenhos, outros máscaras de baleias, ou explicando sobre os animais marinhos do mini museu do mar, mas todos falando sobre a questão ambiental e a conscientizando sobre a importância de proteger as baleias e os oceanos.


No centro da praça houve a prática de Yoga ‘Conectando com o mar pelo som da baleia franca’ com a professora americana Tracy Blanchard. As crianças, pequenas alunas da Professora Fabiana Guimarães, do Ballet Arco-Íris, fizeram uma apresentação colorida e com muita graça.  




O Coral Nhe'enamba dos Índios Guaranis da Aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí (SC), apresentaram seu canto em agradecimento ao Deus Nhanderu, feito todas as manhãs e noites da Aldeia e emocionaram os que assistiram. A dramatização de Fernando Bitencourt com Chico Bicudo, ‘O Matador de Baleia’, mexeu com a emoção e deixou um ar de ‘mea culpa’ que tomou conta dos expectadores. O Duo Maurício e Bianca, de Florianópolis, veio especialmente para o evento e cantou músicas autorais como ‘Guardiãs’, que se refere a um pedido de perdão aos animais marinhos abatidos no passado. A atriz e roteirista Eveline Klein fez a leitura da ‘Carta da Baleia Franca’ e tocou a todos.


Foto cedida pelo fotógrafo @ipecarneirofotografodafamilia , 
@rosanadaflor @mandalawedding @ipe_carneiro


O Festival de Música da Baleia Franca ficou por conta das Bandas Alan Reggae e Rock Brothers Garopaba que deram um show de sonoridade. E para fechar o evento com mais alto astral ainda e ritmo o Maracatu Baque Encantando não deixou ninguém ficar parado. Os organizadores pensam agora em fazer um evento de despedida das baleias, em novembro, quando estarão retornando ao seu lugar de origem.




 A celebração foi possível de ser realizada com o envolvimento das seguintes empresas, instituições e pessoas: Associação do Centro Histórico de Garopaba, ACAPRA, Aldeia Tekoá Marangatu, Artesanato local, Berçário Livre, Banda Alan Reggae, Banda Rock Brothers Garopaba, Ballet Arco-Iris, Costa Catarina, Duo Maurício e Bianca, Ecosurf, Gráfica Pinta, Jornal Correio da Praia, Filhas do Mar, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Grupo Maracatu Baque Encantado, Lets Go Surfingirls, ONG AMA, Pousada As 4 Estações; Programa de Rádio Visão Social, Projeto Cetáceos, Rede TOB Terra, Restaurante Viva Marithime, Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento e Secretaria de Educação e Cultura - Prefeitura de Garopaba. Vale a pena lembrar que todos doaram seu tempo e talento para a execução deste evento.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog