15 mil pessoas alcançadas com as ações do
Projeto Verão Praia Limpa em Garopaba (SC)


Pelo segundo ano consecutivo, com apoio da SETUR - Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) de Garopaba (SC) encerra seu projeto Verão Praia Limpa 2019 contabilizando resultados. As ações socioambientais de conscientização sobre a questão do lixo no ambiente costeiro percorreram as 7 praias garopabenses com blitz de praia e seu estande com exemplares marinhos impactados pelo lixo até o Carnaval e conscientizaram 15 mil veranistas.



Alertar os veranistas das praias de Garopaba (SC) sobre a questão dos resíduos descartados de forma incorreta. Este foi o principal objetivo do Projeto Verão Praia Limpa 2019, uma ação de conscientização do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) nesta temporada de verão. A equipe do IMMC, que conta com uma bióloga, um geólogo, uma oceanógrafa, uma jornalista e voluntários intercambistas da Venezuela, Itália e Estados Unidos, completaram o cronograma proposto de janeiro a março, incluindo o sábado de Carnaval. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento (SETUR), que pela segunda vez, fez o convite à instituição para desenvolver estas atividades socioeducativas no litoral.



A Praia da Gamboa foi a primeira a fazer parte do cronograma de ações que trazem informações sobre o impacto do plástico e outros resíduos como papel, vidro, isopor e as bitucas de cigarro nos animais marinhos e oceanos, no intuito de alertar crianças e adultos para o cuidado com o ambiente costeiro. Na sequência, a Praia Central de Garopaba, a da Silveira e do Siriú receberam a blitz socioambiental do IMMC. As próximas etapas seguiram em todos os finais de semana até o Carnaval e incluíram as Praias: Barrinha da Ferrugem, Ouvidor, Ferrugem, Siriu, Gamboa, praia central de Garopaba, Silveira, sempre de forma alternada.



As ações nas praias de Garopaba (SC) chamaram a atenção de crianças e adultos que queriam ver os tipos de areia com o mini microscópio e os exemplares de animais marinhos mortos pela ingestão de lixo plástico ou redes de pesca fantasma nos mares da zona costeira catarinense.

O IMMC montou seu estande institucional, em que um educador ia expondo aos banhistas os exemplares do Mini Museu do Mar, vários tipos de areia, conchas, além das ferramentas de pesquisa que são utilizadas nas saídas a campo para monitoramento da zona costeira para as crianças poderem fazer uma mini prática de ‘um dia de pesquisador mirim’. Os outros integrantes do IMMC faziam caminhadas pela orla, entre os banhistas, ou seja a blitz socioambiental, onde mostravam algumas placas e cartazes com dados impactantes e explicaram sobre o mal que os resíduos descartados de forma incorreta fazem para o meio ambiente costeiro, enquanto entregavam a sacolinha da campanha.




A ponta de cigarro (bituca) é o resíduo mais encontrado durante as ações de limpeza de praia realizadas pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, em Garopaba (SC). Depois da bituca vem o micro plástico, canudinhos, tampinhas, papel e isopor.

“Às vezes adultos e crianças dão exemplos de vídeos que assistiram, como o da tartaruga com o canudinho sendo retirado da narina, onde aparece lacrimejando e da baleia na Indonésia que foi encontrada morta com 16 Kg de plástico no estômago. São imagens fortes, mas que geram uma mudança de comportamento para este problema que é mundial, explica a presidente do IMMC”, a oceanógrafa Caroline Schio. Já o geólogo Kico Rigo acredita que atividades como esta devem acontecer durante todo o ano para que tanto visitantes como os cidadãos tenham por hábito não deixar lixo em lugares impróprios. “Mesmo se onde vocês estiver passando não tiver uma lixeira, pode guardar em seu bolso, ou em uma sacola e descartar de forma correta em local apropriado ou na sua casa. Desta forma, quando chover, as ruas não estarão cheias de lixo entupindo bueiros e vindo parar direto no mar”, sugeriu o geólogo do IMMC.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog