IMMC lança projeto Verão Praia Limpa 2019

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) iniciou neste final de semana em Garopaba (SC) 
o projeto ‘Verão Praia Limpa 2019’, uma ação socioambiental de conscientização 
sobre o ‘lixo’  que acaba indo parar nos oceanos

Uma ação de conscientização para os veranistas que frequentam as praias de Garopaba (SC) com relação aos resíduos descartados de forma incorreta na praia é o principal objetivo do Projeto Verão Praia Limpa 2019. Foi assim que aconteceu neste final de semana em Garopaba (SC). A  equipe de educadores, formada por uma bióloga, um geólogo, uma oceanógrafa e uma jornalista, iniciaram o cronograma de verão na sexta-feira (11/01) e sábado (12/01). A iniciativa tem o apoio a Prefeitura Municipal de Garopaba, via Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento (SETUR).

Pelo segundo ano consecutivo, os integrantes do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) foram convidados pela SETUR a realizar mais uma campanha junto aos veranistas. A Praia da Gamboa foi a primeira a fazer parte das atividades que levam informações sobre o impacto do plástico e outros resíduos como papel, vidro, isopor e as bitucas de cigarro nos animais marinhos e oceanos no intuito de transformar o olhar das crianças e adultos para o cuidado com as praias. No sábado foi a vez da Praia Central de Garopaba receber a blitz socioambiental do IMMC. As próximas etapas, que seguem em todos os finais de semana, serão na Praia da Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Garopaba de forma itinerante até o Carnaval.


Ação na Praia da Gamboa e em Garopaba reuniu muitas pessoas junto ao estande do IMMC. As crianças ficam encantadas e os adultos surpresos com os tipos de areia observados pelo mini microscópio de mão, além dos exemplares de animais marinhos mortos pela ingestão de lixo plástico ou redes de pesca fantasma nos mares da costa catarinense.

  



O IMMC montou seu estande institucional, onde integrantes da equipe mostraram alguns exemplares do Mini Museu do Mar, vários tipos de areia, conchas, além de levar as ferramentas de pesquisa que são utilizadas nas saídas a campo para monitoramento da zona costeira. Os demais integrantes fizeram uma caminhada, blitz socioambiental, entre os banhistas onde mostraram algumas placas, cartazes com dados impactantes e explicaram sobre o mal que os resíduos descartados de forma incorreta fazem para o meio ambiente costeiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog