Monitoramento Mirim Costeiro fará parte de documentário para TV sobre os oceanos

A metodologia de pesquisa a campo na zona costeira do litoral catarinense foi escolhida entre dezenas de outras existentes no Brasil para fechar o documentário com uma alternativa sustentável para os mares

Produzir um documentário sobre o desafio da sustentabilidade no mar brasileiro. Esta é a proposta da série para TV MAR A VISTA dirigida por Bhig Villas Bôas, um destacado diretor de documentários e programas de TV. Para dar início ao projeto, a equipe de produção da Ocean Filmes esteve em Garopaba (SC) com o objetivo de fazer takes da prática de pesquisa desenvolvida há seis anos com as 12 Escolas Municipais Garopabenses pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC).


A Tecnologia Social foi escolhida entre diversas espalhadas pelo Brasil,
o que deixou a todos da instituição extremamente felizes.


A Presidente do IMMC, oceanógrafa Caroline Schio, fala que quando receberam a visita de um integrante da produtora, há alguns meses, ficaram muito contentes. A gestora disse: “quando soubemos que nosso trabalho poderia ser visto por mais crianças de todo o Brasil e, quem sabe, do mundo, ficamos muito emocionados. Acreditamos que a oportunidade de divulgação de nossa metodologia científica de pesquisa só reforça a missão do Instituto de transformar as crianças que vivem na zona costeira em guardiãs mirins dos oceanos”, comentou.

A filmagem aconteceu durante a saída a campo com os estudantes da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ary Manoel dos Santos, do Macacu, em Garopaba. Acompanhados da Professora Nídia Correa e dos Educadores do IMMC Amanda Suita, bióloga, do geólogo Kico Rigo,  da Caroline, que também coordena a equipe, os estudantes que já ficam entusiasmados com a atividade praiana foram ‘atores mirins’ exemplares mesmo com o sobrevoo do drone que fez as imagens aéreas do grupo de alunos desenvolvendo sua prática na areia.

A produção do documentário, que deverá veicular no Canal Futura, é de Nuno Godolphim. O profissional tem
    uma sólida formação em ciências sociais e grande conhecimento do mercado de TV.

A série está dividida em cinco episódios: capítulo 1 Brasil – mar à vista!; capítulo 2 riquezas do Brasil mar; capítulo 3 reservas e áreas de proteção em mar aberto; capítulo 4 poluição marinha e o capítulo 5 turismo e cultura. O documentário apresenta uma análise das grandes questões atuais que envolvem o oceano no Brasil, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) da ONU - Organização das Nações Unidas para a busca do uso e pela conservação sustentável dos mares e oceanos.

O diretor, que tem experiência em traduzir a linguagem científica para o grande público da televisão, explica que escolheu o trabalho desenvolvido pelo IMMC para encerrar o ciclo do documentário que vai abordar de forma ampla a poluição nos oceanos, mas também aspectos culturais e comportamentais. “Queremos trazer a tona questionamento de quem somos, o que estamos fazendo e onde queremos chegar. Mostraremos o mar como manutenção da vida, os efeitos sobre o clima, a pesca com o alimento que vem do mar, as reservas marinhas de Abrolhos, São Pedro, entre outras, a poluição e o turismo marinho. Depois, iremos ‘coroar’ o final do documentário com este belo trabalho de educação ambiental para crianças da zona costeira que é feito pelo IMMC”, argumenta o diretor Bhig.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog