Realizada oitava edição do Dia Mundial de Limpeza
de Rios e Praias (DMLRP) na orla de Garopaba (SC)


Nem a chuva que caiu na manhã do sábado (15/09) impediu as equipes de voluntários de limpar as praias.  A ação, que acontece há 8 anos na cidade, contou com o apoio de uma rede de parceiros da região e aconteceu nas Praias: Central de Garopaba, Vigia, Siriu, Silveira, 
Barra, Ferrugem, Ouvidor, Lagoas da Ferrugem e Ibiraquera.

Muita garra e disposição nas crianças, jovens e adultos voluntários na beira do mar ou lagoa. Este foi o cenário que se viu na manhã do sábado (15/09) em todas as praias de Garopaba em que a atividade anual de limpeza de rios e praias aconteceu. Neste Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, munidos de capas de chuva, guarda-chuvas, roupas de neoprene, camiseta do evento, luvas e sacos de rafia, as equipes desta rede ecologicamente responsável fez uma varredura em todos os cantos, desde a beira da orla até os costões e lagoas.

Os grupos iam coletando e registrando todo o tipo de resíduos que encontravam pelo caminho. No topo do ranking dos indicadores estão: a ponta de cigarro (bituca), que fica sempre em primeiro lugar, seguida do plástico em segundo, com tampinhas, palitos de pirulito, embalagens, depois latas de metal e na sequência os demais resíduos. Os números do que foi coletado em todas as praias está contabilizado no quadro 1 abaixo:



Em conjunto com o Instituto Ecosurf de Imbituba, o Instituto Ambiental Boto Flipper de Laguna e a Reserva Mundial do Surf da Guarda do Embaú (SC), o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) e seus pares estiveram focados em mobilizar o maior número de pessoas nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo) de setembro para potencializar a consciência ambiental nos participantes.

Os parceiros do IMMC nesta atividade coletiva foram: AMA (Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente), Grupo de Escoteiros Ilha Terceira, Ferrugem Viva, Projeto Gaia Village, Instituto Baleia Franca, Filhas do Mar, Let’s Go Surfing Girls, Associação Amo Gamboa, Associação de Surf de Garopaba e Associação de Surf da Ferrugem.

Abaixo (quadro 2), os resíduos coletados na praia de Garopaba, onde a ação foi coordenada pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC).



Um dos objetivos do encontro anual é que esta rede de instituições engajadas no cuidado e proteção do litoral catarinense se fortaleça e cresça a cada ano, potencializando as parcerias e dinamizando ações conjuntas. Participaram em todas as praias acima citadas em torno de 100 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, e foram coletados diversos resíduos (quadro 1) somando um total de 7.979.


Indicadores por praia 


   








Sobre o Dia
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), ou International Coastal Cleanup como é conhecido internacionalmente, é uma ação global promovida desde 1986 pela ONG norte-americana “The OceanConservancy” para mobilização de voluntários em várias partes do mundo para despoluir ambientes costeiros, coletar e registrar o 'lixo' que é deixado nestes locais. Todos os dados levantados são utilizados para subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Esta mobilização mundial é considerada a maior ação global para despoluição dos ambientes naturais do planeta. Milhares de pessoas em várias partes do planeta vão às praias, rios, lagoas, praças, parques e trilhas, coletar resíduos deixados nestes locais. Dentre os objetivos da ação podemos destacar: despoluir e coletar dados sobre a situação dos ambientes lagunares, costeiros e marinhos na promoção da restauração ambiental e despertar a consciência ecológica entre os participantes.

A ação de Limpeza das Praias também é uma atividade associada à campanha MARES LIMPOS da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da campanha do Cleanup Day que estimou mobilizar 5% da população mundial para despoluir ambientes naturais este ano. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog