Finalizando o projeto piloto drone IMMC


A segunda parte da oficina sobre drones para os Monitores Mirins Costeiros contava com uma prática de voo livre e com uma segunda parte teórica. Na prática, os movimentos básicos do drone comandados pelo controle remoto eram apresentados com a aeronave em voo, além de uma explicação sobre as informações que aparecem na tela do celular enquanto o drone está lá no alto.
As crianças já ficavam alegres só de ver o drone nas saídas de campo, até mesmo quando estava desligado. Nas oficinas, ver o equipamento voando parecia ser o auge para os Monitores e sim, até foi um dos auges do projeto piloto, porém não o único.



Dentro dessa novidade do drone no MMC, ainda era desconhecido como seria a facilidade de entendimento dos estudantes em relação às aplicações nesta área do monitoramento costeiro. Esta, se dá através da execução de voos autônomos com coleta de dados para a geração de produtos georreferenciados 2D e 3D e suas análises posteriores.




Para nossa surpresa, este assunto também atraiu o interesse dos estudantes que demonstraram entendimento sobre a explicação de processo de planejar e executar um voo autônomo, bem como no de gerar um ortomosaico e nas diferenças entre imagens de satélites e ortomosaicos.
A linguagem e o conteúdo foram adaptados para esse perfil de 5º ano, entretanto, houve alunos que trouxeram palavras-chaves quando os ortomosaicos eram abordados, a exemplo da palavra ‘resolução’, referindo-se à melhor resolução dos ortomosaicos.
Dentre os vários aprendizados e descobertas deste projeto piloto, uma delas foi que a geração jovem tem seus potenciais estimulados a partir do que as atrai e interessa no presente, como é o caso do drone. Tínhamos certeza de que o drone ser atrativo para esta geração. Tal tecnologia poderia servir, portanto, como ponto de partida para estimular o desenvolvimento de conhecimentos e o engajamento para o cuidado, a restauração e a preservação do oceano, além da prevenção de ainda mais danos à natureza.




Não sabemos o quão longe cada Monitor Mirim Costeiro levará suas experiências e conhecimentos adiante. Porém, a experiência sendo “o que nos passa, o que nos atravessa” - Jorge Larrosa Bondía - sempre nos marca. Então, confiamos que as diferenciadas aprendizagens propiciadas no programa Monitoramento Mirim Costeiro de 2023, incluindo o projeto do drone, marcaram todos os envolvidos de maneira direcionada ao propósito maior de cuidar do oceano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog