Praia da Ferrugem é monitorada por estudantes da Palhocinha

Na manhã desta quarta-feira, 28/09, a Praia da Ferrugem foi ‘invadida’ por uma turma de estudantes do 5º ano da EMEF Paula Martins Pereira, de Areias da Palhocinha. Eram alunos das professoras Luciane Bernardo e Márcia Ferreira que tiveram sua segunda atividade como pesquisadores.





Os educadores Kico Rigo, geólogo, e a bióloga Noêmia Oliveira, fizeram a prática próximo ao Bar do Zado. Logo que os alunos chegaram perceberam a areia mais seca e a praia ‘mais limpa’ e já foram demarcar a maré, medira a temperatura da água, ar e areia. Em seguida analisaram a direção do vento, desenhando a Rosa dos Ventos na areia, confirmando com o que apontava a bússola, ferramenta de pesquisa utilizada nesta etapa.





Assim, dividiram-se nas equipes para explorar seus quadrados de campo. Com a trena, estacas e barbante em mãos, começaram a demarcar a área para a prática. Nas planilhas de campo foram anotando o que iam encontrando as escavações na areia: conchas, folhas, galhos, sementes, bitucas de cigarro, pedaços de carvão e microplástico. Por isso, 'parecer mais limpa' em um primeiro olhar, sem ferramentas de pesquisa, os resíduos ficam enterrados na areia dando esta 'falsa' impressão de limpeza. Depois analisaram amostras de água do mar para medir o Ph, amônia e oxigênio. O próximo encontro será na sala de aula para fazer os cálculos e gerar os indicadores com resultados das pesquisas. Até lá pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog