Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco!


Você sabia que a bituca de cigarro é o resíduo mais encontrado nas ações de limpeza de praia que o IMMC realiza desde 2011 em Garopaba? E que duas bitucas de cigarro geram a mesma quantidade de poluição produzida por um litro de esgoto? E ainda que 1Kg de bitucas jogadas nas praias retiram da água uma quantidade de oxigênio equivalente ao despejo de mil litros de esgoto?
A bituca é também o item mais descartado no mundo, representando aproximadamente 766,6 milhões de quilos de resíduo tóxico todos os anos. Quando ingeridos, os produtos químicos dos cigarros causam a mortalidade da vida marinha, incluindo aves, peixes, mamíferos, plantas e répteis. (ONU Brasil)
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano e destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo. São 600.000.000 árvores cortadas para produzir cigarros; 84.000.000 toneladas de emissões de CO2 liberadas no ar elevando a temperatura global e 22.000.000.000 litros de água usados para produzir cigarros. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Por isso, neste DIA MUNDIAL SEM TABACO, é preciso falar sobre seu impacto ambiental e em nossas vidas. É urgente conscientizar as pessoas que fumam de não descartar este resíduo tóxico nas ruas, praças e praias. Mas também fica o alerta aos fumantes para largar o cigarro o quanto antes, pois o tabaco prejudica a saúde da pessoa que fuma, de sua família, amigos, comunidade, do meio ambiente, do Planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog