Fortalecendo a Cultura Oceânica na prática com os Monitores Mirins do Siriu

Na manhã desta quinta-feira, 26/05, a turma de estudantes do 5º ano da EMEF Aduci Arbues do Nascimento, do Siriu, em Garopaba, fizeram a sua primeira saída a campo para pesquisa. Os alunos, estavam acompanhados da professora de Educação Física, a Duda, e da Coordenadora Indiana.
Quando chegaram na escola, os educadores Kico (Gelson) Riggo, geólogo e a Noemia, encontraram as crianças já no pátio de olhinhos brilhando ao vê-los entrando com a caixa do IMMC. Todos estavam ansiosos para botar o pé na areia e as mãos nas ferramentas de pesquisa para poder colocar em ‘prática’ tudo o que aprenderam sobre a nossa metodologia pioneira quando estiveram na visita na sede.






Com os chapéus de Monitores Mirins Costeiros e o coletinho, chegaram na praia e logo após montarem as equipes de pesquisadores partiram para a ação! Cava aqui, penera ali, pega a lupinha pra ver de pertinho a textura da areia, as conchas e as ‘pulgas’ de areia que encontraram aos montes e, a maioria delas, bem vivinha! Isso é ótimo pq como são bioindicadores mostra que a praia está saudável.

Nas anotações em suas planilhas de campo registraram o que encontraram nos quadrados de pesquisa: conchas, alguns palets e os pulgões de areia, além das condições da maré e temperaturas do ar e água. Na análise final perceberam que naquela parte da praia, nesta época do ano, não encontraram muitos resíduos (‘lixos’). Que bom galera! Até próxima saída a campo!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog