Finalizada 1ª etapa do Programa Monitoramento Mirim Costeiro

com as escolas municipais garopabenses via edital do CMDCA/FIA 


Após dois anos sem poder atuar nas escolas, devido à Pandemia do Covid-19, o Programa Pioneiro de Educação Socioambiental do IMMC volta a atender 7 turmas de 5 escolas municipais, com recursos oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA. O programa foi selecionado após detalhada avaliação da comissão técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, e passou por aprovação da Câmara Municipal de Vereadores de Garopaba.

Com o objetivo de dar continuidade ao programa socioeducativo que transforma as crianças em monitoras, pesquisadoras e ‘Guardiãs Mirins do Oceano’, que neste ano completa 10 anos de atuação em Garopaba, serão beneficiados em torno de 107 alunos de 7 turmas do 5º ano de 5 escolas municipais.



Durante o primeiro semestre letivo de 2022 as escolas envolvidas já tiveram sua primeira oficina educativa na sede do IMMC no mês de abril e realizaram sua primeira saída a campo para pesquisar a praia mais próxima à escola no mês de maio. Já no segundo semestre as escolas realizarão sua segunda saída a campo e o encontro para avaliação e análise dos resultados obtidos nas pesquisas de campo. Por último, será realizado uma conferência virtual entre todas as escolas para a troca e compartilhamento dos resultados, fechando assim as atividades educativas do programa nas escolas.


As escolas contempladas por este edital do CMDCA/FIA em 2022 foram: E.M.E.F. Prof.ª Constância Lopes Pereira - Bairro Gamboa – 1 turma de 5ª ano, E.M.E.F. Aduci Arbues do Nascimento - Bairro Siriú – 1 turma de 5ª ano, E.M.E.F. Pinguirito - Bairro Pinguirito, Centro – 2 turmas de 5ª ano, E.M.E.F. Prof.ª Jandira Luisa da Silva - Bairro Palhocinha – 2 turmas de 5ª ano e E.M.E.F. Agostinho Botelho - Bairro Capão -  1 turma de 5ª ano.



Acreditamos no potencial do público infantil, através da educação crítica, com programas de ciência cidadã que promovam a conscientização e o envolvimento das crianças na preservação do litoral do município em que vivem. Os alunos são os agentes de mudança dos principais problemas enfrentados atualmente pela humanidade, dentre eles o consumo excessivo e o descarte inadequado de resíduos sólidos no ambiente natural, bem como relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação das identidades tradicionais locais.

O IMMC, por meio deste programa, quer contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS, mais especificamente do ODS 14 - Vida na Água e do ODS 4 - Educação de Qualidade, uma vez que envolve a comunidade escolar com a preservação do seu patrimônio socioambiental costeiro, por meio de um programa educativo inovador e premiado a nível nacional e internacional. O trabalho vai ao encontro das demandas de ações levantadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que visam sensibilizar a sociedade, reduzir a emissão de resíduos sólidos no meio ambiente e mitigar os impactos destes sobre os ecossistemas.

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