Campanha MAIS AMOR, MENOS BITUCA POR FAVOR!


A campanha Mais amor, Menos Bituca Por Favor, lançada oficialmente no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - DMLRP, em 21 de setembro de 2019, objetiva minimizar as consequências à saúde humana e ao meio ambiente, de forma segura e impactante, para que possa ser levada a todo o litoral catarinense. O envolvimento do público escolar do ensino fundamental, com a parceria com a Escola Estadual Professor José Rodrigues Lopes de Garopaba (SC), que teve a ajuda de alunos do 6º ano, foi fundamental para este início de campanha.



Bituqueiras foram confeccionadas por voluntários e alunos



Um jingle foi criado para simbolizar o projeto 
Mais amor, Menos Bituca Por Favor

 Lilia Cardoso da Silva e Alexandre Paiva
interpretando a canção composta por Lucas Terra

Para a presidente do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) de Garopaba (SC), a
oceanógrafa Caroline Schio, o foco nas crianças e adolescentes deve-se ao fato de que é uma fase de grande suscetibilidade, em que se inicia o processo de autoestima. Assim, se estimula de forma mais fácil a consciência crítica, iniciando a consolidação de hábitos e definindo comportamentos que os acompanharão pela vida. Essas características devem ser aproveitadas pelas áreas da saúde e educação. “Um futuro melhor e promissor depende de crianças saudáveis, criativas e seguras de si. Estes importantes agentes multiplicadores de transformação socioambiental têm um grande poder de influenciar suas famílias e comunidade. Especialmente nas escolas devido às características de ser o espaço onde constroem o saber de forma interativa e por ter profissionais que são importantes modelos de comportamento”, explicou a gestora do IMMC.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão de pessoas. Essa enormidade de fumantes joga fora em média 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente.

Constatou-se que as bitucas de cigarro foram os principais resíduos coletados nos mutirões do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias nas praias de Garopaba, com um total de 27.673 bitucas coletadas em 9 anos de campanha. Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de se fomentar uma campanha de prevenção ao fumo e ao descarte inadequado no meio ambiente, uma vez que este resíduo apresenta inúmeros poluentes tóxicos que prejudicam a vida em todos os aspectos. Por isso, a campanha foi lançada no DMLRP 2019, onde as bituqueiras foram instaladas na orla da praia central de Garopaba. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog