Projeto: Saúde Integral para todos

Você é mesmo o resultado do que come? Academia, suco detox, vitamina D, ar puro, meditação. Hoje se fala muito nestas estratégias para atingir a tão sonhada qualidade de vida. Cuidar do corpo requer algumas mudanças de hábito, como alimentação adequada, fazer exercícios físicos, entre outras coisas. Mas a saúde completa requer também o cuidado com a mente. Para contribuir com o esclarecimento deste importante assunto, o Monitoramento Mirim Costeiro criou o Projeto Saúde Integral para todos.



E para abordar o assunto de como tratar sua saúde, o MMC convidou o médico especialista em saúde da família, Dr. Luís Antônio Rotta, para falar com os frequentadores da sede do MMC, moradores do centro histórico de Garopaba e arredores. Para o Dr. Rotta falar da saúde do corpo também é preciso abordar a saúde da alma, que na sua visão, são interligadas. “Atualmente, a ciência tem reconhecido a alma como parte integrante da saúde do corpo” explica. 






Para o médico é importante pensar na saúde com um olhar mais amplo, que envolva o lado espiritual, a mente e o corpo. 

“Somos seres que se originaram de duas células: o óvulo da mãe que foi fecundado pelo espermatozoide do pai que originou o feto, ou seja, nós. E qual a primeira coisa que precisamos para viver? Do ar! Não temos como ficar 5 minutos sem respirar. Até conseguimos suportar de 5 a 7 dias sem comer e beber, mas não suportamos viver muito tempo sem ar”, comentou o médico da família.

Segundo o especialista, vários elementos influenciam nosso ciclo de vida e nos dão energia para sobreviver. Um deles é a água. “O nosso corpo é formado por 65 a 70% de água. Precisamos ingerir ao menos 2 litros de água por dia para evitar as dores de cabeça, nas costas, no estômago. É interessante beber água em jejum, mas preferencialmente, tomar pouca água com as refeições”, indica o médico da família. 
Sobre o tipo de alimentação saudável, Dr. Rotta diz que não é preciso levantar uma ‘bandeira’ como a cozinha vegetariana ou vegana, mas é muito importante para o nosso organismo ingerir fibras, comer frutas, verduras e legumes. “Nunca tivemos tantos alimentos a nossa disposição, mas infelizmente, muitos deles são instantâneos. Os fast foods  posso dizer que são a doença da nossa sociedade hoje. Preste atenção: em um supermercado dos diversos corredores com prateleiras de produtos, apenas um possui ou dois possuem alimentos saudáveis, integrais, orgânicos. Os outros são repletos de produtos industrializados e com açúcares, carboidratos, ou seja, os ‘venenos’ que utilizamos em demasia no dia a dia”, alerta.

E continua sua fala informando a todos que além do ar e da água existe outro importante integrante que precisamos para complementar a integralidade da saúde humana. Segundo Dr. Luis Antônio o sol, responsável pela Vitamina D que é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural. “Uma dica é ficar exposto ao sol, sem filtro solar na palma das mão, no rosto e parte interna dos braços por pelo menos 15 minutos por dia. Assim você estará estimulando a Vitamina D”, explica.    

Para finalizar, Dr. Rotta deixou dicas para uma saúde em equilíbrio físico, mental e espiritual: ter uma alimentação mais natural, com fibras, legumes e frutas, beber bastante água, pegar 15 minutos diários de sol entre 11h e 12h sem filtro solar, dormir bem à noite, em média 7 a 8 horas diárias, fazer exercícios físicos, tratar a mente com relaxamento, meditação, yoga, e cuidar da parte espiritual indo a igreja, fazendo reiki, reforçando sua fé onde se sentir bem, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog