Estudantes estrangeiros fazem trabalho voluntário no MMC


Na temporada de verão 2017/2018, dois jovens estudantes do Programa de Intercâmbio Global Citizen escolheram o Brasil para sua experiência de aprender um novo idioma. A cidade para passar o período de 9 meses foi Garopaba. Aqui não foi difícil conhecer o trabalho do Monitoramento Mirim Costeiro para esta vivência de aprender uma língua estrangeira, saber sobre a cultura da cidade e ainda conhecer um pouco desta metodologia de educação ambiental para crianças de 4ª e 5ª séria das escolas municipais da cidade.. 

O jovem austríaco Mathias Walder, de 20 anos, veio para o Brasil com o objetivo de aprender o nosso idioma. Aqui ficou hospedado na casa do radialista Júlio Pires, da Rádio Garopaba FM, que foi uma espécie de ‘pai’ para o Mathias. Naturalmente, ouviu falar sobre o trabalho do MMC e logo gostou. “Eu não escolhi fazer o intercâmbio para ser voluntário em um projeto. Cheguei aqui para aprender o idioma e para mergulhar em uma cultura desconhecida. Mas eu percebi que isso não era o mais importante quando conheci o MMC. O trabalho voluntário me ensinou um novo olhar. Percebi como um projeto consegue mesmo mudar as pessoas e uma cidade pequena como Garopaba passo a passo, e também como devemos nos comportar na frente das crianças e ter a habilidade para ensiná-las”, disse o jovem austríaco.  

Questionado sobre o que mais chamou a sua atenção no projeto Mathias contou: “Fiquei impressionado de ver como o MMC foi capaz de crescer tanto em 5 anos de atividades com as escolas. Isso é incrível! O mundo está mudando rapidamente: a questão climática, a elevação  do nível do mar, a quantidade de plástico nos oceanos, só para citar alguns. Com isso, é necessário mudar ligeiro e o MMC conseguiu avançar no sentido da conscientização de cuidar do meio ambiente”.  


Outra particularidade que chamou a sua atenção é que, no trabalho com as escolas e no dia a dia na sede,  tratam as crianças como ‘adultos’, ou seja mostrando a sua responsabilidade como cidadãos mirins. “Brincar e aproveitar é, sem dúvida, bem importante para crianças, mas quando são tratadas com senso de responsabilidade percebem isso e ficam mais entusiasmadas em aprender e ajudar a natureza”, completou. 


                    Os Monitores Mirins Guilherme e Nilton da comunidade do Centro Histórico
                                          fazendo uma atividade com o Voluntário Mathias

Com relação ao que mais gostou no MMC disse: os livros da Oceanoteca e o Mini Museu do Mar. E deixou a seguinte mensagem: “A força de tudo de bom e como resolver todos os males está na educação. Se alguém quiser mudar o mundo, comece pela educação das crianças. Há muitas coisas para consertar desta forma, pela educação”, concluiu. 

Quando retornar a seu país, Mathias vai se mudar para os Estados Unidos, onde vai  estudar no Colorado College. Vamos torcer para que venha nos visitar em suas próximas férias. Boa sorte Mathias e leve o carinho de todos do MMC! 


A hora da foto final e de dizer um 'até breve', porque o contato 
continua de forma virtual a partir de agora


Diferente de Mathias, a voluntária Kaya Van Dyke, de 19 anos, natural de Oregon (EUA), estudante da University of Illinois, escolheu fazer este trabalho de educação ambiental com as crianças, pois diz ser apaixonada pela educação infantil e pela conscientização e proteção da vida marinha.

Kaya era muito habilidosa e fez jogos bem legais

Aqui no MMC se identificou logo de bate pronto com a Carol e disse ter ficado impressionada com a dedicação e  energia  que  colocava  no  trabalho do MMC. “Eu gosto da forma como a metodologia do MMC é dividida: entre  ser divertida  e  educativa para os alunos. Gosto muito de o Mini Museu do Mar, eu acho tudo aqui muito legal”, disse.

Quando questionada sobre o leva na sua bagagem da temporada em solo brasileiro, melhor dizendo, garopabense Kaya explica: “estou levando a importância da conservação e conscientização sobre os oceanos e de ensinar a próxima geração sobre isso. Eu só quero dizer obrigada pela oportunidade de ser voluntária aqui!” finaliza.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog